quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Sinttel Bahia inicia protesto contra o Call Center dos Horrores da Contax


A diretoria do Sinttel Bahia iniciou hoje uma série de protestos nos sites da Contax. Com o tema o Call Center dos Horrores a diretoria do Sinttel se fantasiou de monstros de filmes de terror para denunciar as mazelas pelas quais os trabalhadores da Contax Comércio estão passando.


É assédio moral por parte de gestores da operação que não reconhecem a importância do RH e não respeitam as leis trabalhistas, a escala pedagógica que está sendo usada para aplicação de justa causa ou induzir o trabalhador a pedir demissão, a assistência médica que não concede atestados médicos, o descumprimento da NR 17 (o trabalhador não pode mais utilizar sua pausa pessoal nem para ir ao banheiro), a demissão dos bombeiros (mesmo a empresa estando situada em prédios com vários andares e com muitas pessoas no caso de uma evacuação de emergência), perseguição aos trabalhadores que retornam do INSS e às gestantes, atraso na entrega dos benefícios, dentre outros inúmeros problemas.

A mobilização, convocando os trabalhadores para luta continua amanhã com ato no site da Contax Campo da Pólvora e será concluído na próxima segunda com um ato no site do Cabula.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ato de protesto na Tel de Feira de Santana


Dando continuidade aos atos de mobilização da Campanha Salarial 2013 da Tel Telemática, semana passada o Sinttel Bahia realizou atos de protesto nos sites da Vila Olímpia e Marajó, em Feira de Santana.


Os atos foram realizados nos dias 15 e 16/08, durante o dia e também à noite, sendo distribuídos camisas da Campanha Salarial e pirulitos para os trabalhadores que “vestiram a camisa” e mostraram estar do lado do Sinttel para o que der e vier.
 

Não adiantou intimidação dos supervisores para que os trabalhadores não vestissem as camisas da campanha salarial e nem “manobras” como chamar a Polícia Militar para evitar que o Sinttel faça a sua parte como representante legal da categoria. Não adianta, nada vai nos parar, melhoria nas clausulas econômicas, já!



terça-feira, 13 de agosto de 2013

Tel apresenta mais uma proposta ridícula, Sinttel solicita mediação na SRTE


 

Iniciamos esse mês com um ato de protesto na porta da Tel Telemática do Iguatemi, contra a enrolação da empresa nas negociações do ACT, fato que se repete ano após ano. Depois de fazer uma proposta pífia, rejeitada pela direção do Sinttel, os representantes da Tel simplesmente deixaram as negociações de lado, não apresentando nova proposta.

Ao tomar conhecimento do nosso ato no dia 01/08, prontamente a direção da empresa entrou em contato com a comissão de negociação do Sinttel solicitando uma reunião e tentando cancelar a mobilização. A reunião foi agendada para tarde do mesmo dia da mobilização, pois a decisão da diretoria do Sinttel é a realização de atos de protesto nas empresas que estão dificultando as negociação referente ao ACT dos trabalhadores.

No dia do protesto, tentando desmobilizar a categoria a empresa pediu para os operadores logarem mais cedo e ficou perceptível a intimidação de supervisores e coordenadores aos trabalhadores que desciam para pegar informações com os diretores do sindicato, dar sugestões e demonstrar a insatisfação da categoria frente ao pouco caso da empresa.

A mobilização foi um sucesso com distribuição de camisas referente a Campanha Salarial 2013 e de pirulitos que simbolizaram o aumento oferecido pela Tel. Percebemos que assim como os companheiros de Feira de Santana, a galera de Salvador está mobilizada e junto do Sinttel para o que der e vier. Conforme informamos aos trabalhadores que queriam uma greve imediata, não realizamos uma paralisação para evitar retaliações da empresa, pois, nessa situação, quem participasse do movimento poderia até ser demitido por justa causa. Nosso dever é esgotar as possibilidades de negociação para depois de forma organizada e dentro dos trâmites legais realizar uma paralisação.

No encontro com os representantes da Tel no final da tarde, eles voltaram a alegar dificuldades financeiras da empresa, “melhorando” a proposta de 5 para 6% nos salários e benefícios. Outros pontos mantiveram-se inalterados, assim como a postura da comissão de negociação do Sinttel de não aceitar propostas absurdas como essa de um  reajuste abaixo do INPC e que cria divisões dentro da empresa.

Em conversa com nosso Departamento Jurídico fomos orientados a solicitar a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT) para que a entidade convoque e pressione a empresa a melhorar a proposta, fato que já ocorreu nas negociações do ACT de 2011. No dia 05/08 protocolamos o pedido de mediação no SRTE (conforme ofício ao lado) e estamos no aguardo do agendamento dessa reunião. Em breve estaremos informando a data desse encontro através dos nossos meios de comunicação. Permaneçam atentos e mobilizados, porque o bicho vai pegar!

Nova proposta da Tel: A empresa relutou mais uma vez discutir pontos cruciais que podem melhorar o baixo salário dos trabalhadores, como participação nos resultados e remuneração variável. A proposta da Tel é tão absurda que pretende conceder um percentual de reajuste de apenas 6% (para aqueles que não tiveram reajuste em janeiro/2013), valor abaixo do índice de INPC do mês de maio que foi de 6,95%.

Cláusulas econômicas: 

Reajuste salarial - 6 % (apenas para aqueles que não tiveram aumento em janeiro 2013, junto com o salário mínimo)

PR (Participação nos Resultados) – Não aceita discutir

Remuneração Variável – Não aceita discutir

Ticket Alimentação – 6% para todos (6h – R$ 3,89 / 8h – R$ 6,72)

Auxílio creche – 6% (para crianças com até 12 meses de idade