terça-feira, 19 de outubro de 2010

CUT comemora 27 anos de luta

Fundada em 28 de agosto de 1983, na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) reúne hoje mais de quatro mil sindicatos filiados, é a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo. A data foi comemorada com várias atividades, dentre elas a inauguração, TV CUT Web (http://tv.cut.org.br/).

Ao longo desses 27 anos, a CUT esteve na vanguarda de lutas históricas dos trabalhadores como a redução da jornada. É importante ressaltar que a jornada de trabalho no país, antes do surgimento da Central, era de 48 horas e foi reduzida para 44 horas semanais. Ainda assim, a luta da CUT e dos sindicatos filiados, como o Sinttel-Bahia, é pela redução da jornada para 40 horas semanais.

Além da luta por empregos, salários dignos, redução de jornada, inserção das mulheres no mercado de trabalho com igualdade de direitos, a entidade foi fundamental no processo de organização da classe trabalhadora e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário